Certificação Digital para os Cães de Assistência

RTP1 - Portugal em Direto - Certificação Digital

Certificação Digital para os Cães de Assistência

Com as falsas acreditações de Cães de Assistência e licenças de acesso público em ascensão, a Assistance Dogs International desenvolveu um cartão de identificação digital. Isto permitirá aos seus cães e beneficiários acreditados, permitir uma identificação rápida, fácil e a acreditação verificada. O ID digital, que pode ser armazenado em qualquer dispositivo móvel, inclui tanto o ID fotográfico como os detalhes de contacto do beneficiário, bem como o número de licença de acesso público do seu cão de assistência certificado, detalhes do microchip e organização de formação acreditada.

Richard Lord, Presidente da Assistance Dogs International, espera que o novo ID digital ajude a reduzir o número de documentos fraudulentos que estão a ser usados por donos de cães de companhia para terem acesso público o que ameaça diluir o papel dos cães de assistência, que defendem a inclusão na comunidade, bem como criar condições para que fiquem mal vistos. Um cão mal comportado, com um peitoral a dizer “Cão de Assistência” comprado online não é um Cão de Assistência.

“O nosso principal objetivo é garantir que os nossos beneficiários tenham a documentação de que precisam na ponta dos dedos para garantir que os seus Cães de Assistência possam fazer o seu trabalho, que é ajudar os seus tutores a viver o seu dia-a-dia”, diz Richard Lord.

“A fraude com os cães de assistência não é nova e tem vindo a aumentar com as restrições das companhias aéreas aos cães de companhia viajarem na cabine. Em consequência disso, assistimos ao longo dos anos um número crescente de documentos de identificação fraudulentos. Esperamos que este novo cartão de identificação digital esteja um passo mais perto de pôr fim a isso. Os nossos Cães de Assistência são submetidos a um treino de acesso público rotineiro para manter a sua licença e é fundamental que aqueles com acreditação fraudulenta não comprometam o acesso a quem mais precisa.”

Além da redução da fraude, o novo cartão digital ID é também uma ferramenta de boas-vindas para os seus utilizadores, muitos dos quais têm função de mobilidade limitada, incluindo o renomado músico australiano Tim McCallum (mostrado à esquerda).

“O cartão de identificação tem sido uma ferramenta incrível para mim. Ter a nossa licença no meu dispositivo é muito melhor do que carregar uma carta ou tentar tirar um cartão da minha carteira — com a função limitada de mão e dedo que tenho. É tão fácil de exibir e apresentar quando necessário”, diz Tim McCallum, beneficiário australiano da Assistance Dogs Australia.

Com vários dispositivos de proteção de segurança incorporados, os quais incluem a autenticação de dois fatores, o armazenamento em nuvem encriptado, a expiração automática do cartão de identificação, o relógio de execução e a data atual para evitar a falsificação de screenshot e mais o cartão digital ID é uma opção segura e segura para os beneficiários.

Além da Austrália, o cartão de identificação digital foi inicialmente testado por beneficiários da Assistance Dogs Australia, America’s Vet Dogs (EUA), Guide Dogs for the Blind Foundation (EUA) e pela VITA e.V. Assistenzhunde (Alemanha) com o objetivo de entrar em 2022 nos 135 membros acreditados globais da ADI.

Está a receber avaliações positivas de clientes, para além de companhias aéreas e outros prestadores de serviços.

A ÂNIMAS é uma das entidades acreditadas pela ADI, e a única em Portugal e também aderiu ao ID digital, utilizando-o para identificar as Duplas de Cães de Assistência, a equipa técnica e as Duplas em Intervenções Assistidas por Animais.

João Sousa e o #Sir Lupi são uma das Duplas que primeiro recebeu o ID digital e tendo em conta as dificuldades de visão salienta a importância deste cartão a ser exibido quando solicitado. “Não imaginam o stress que eu tinha quando me pediam o cartão. Tinha que mostrar todos os que tenho na carteira e pedir para escolherem. Agora, mostro logo!”

Ainda a semana passada recolhemos o cão de uma pessoa que foi hospitalizada, o cão ficou com o segurança do hospital e fomos lá buscá-lo``.

A ideia de criar um Cartão Digital igual em todo o mundo visa simplificar o trabalho de quem tem de verificar se é ou não um Cão de Assistência e reduzir as burlas.

Partilhar...
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.