Cães de Assistência

Os nossos Cães de Assistência são entregues gratuitamente.

Educamos cachorros para se tornarem Cães de Assistência, que serão parceiros de vida para pessoas com diversidade funcional, tais como crianças com perturbações do espectro do autismo, doenças neuromusculares, surdez, entre outras.

Um Cão de Assistência é individualmente educado para realizar tarefas que aumentem a autonomia e a qualidade de vida da pessoa com deficiência.

 

A pessoa que pretende candidatar-se a utente de um Cão de Assistência poderá iniciar o seu processo de duas formas em que especifique a sua situação particular:

1. Manifestar a intenção de se candidatar à obtenção de um Cão de Assistência;

2. Enviar um atestado médico que descreva a sua situação clínica;

3. Iniciar o processo para a obtenção do Atestado Multiusos de Incapacidade (até ao final do processo de obtenção do Cão de Assistência deverá entregar o atestado);

4. No caso de o candidato ser menor de idade, os pais deverão estar de acordo;

5. Após algum tempo, a família será chamada para uma entrevista com os nossos Profissionais de Saúde;

6. Caso haja aprovação para o processo avançar será escolhido um Instrutor para começar a trabalhar diretamente com pessoa que irá beneficiar do Cão de Assistência;

7. Caso haja aprovação, e o beneficiário seja menor de idade, a família beneficiará de um conjunto de Intervenções Assistidas por Animais, com o objetivo de verificar se há mais-valia para o beneficiário menor de idade;

8. Após o relatório do Profissional de Saúde será decidido se o processo avança para o Instrutor ou não;

9. Quando o Instrutor considerar que o Cão está pronto para a fase seguinte, iniciar-se-á o Acoplamento;

10. No final do Acoplamento realizar-se-á um exame teórico e prático que, sendo ultrapassado com sucesso, permitirá a assinatura do contrato de cedência do Cão de Assistência.

 

Faremos um acompanhamento constante e estaremos, sempre, disponíveis para ajudar na resolução de qualquer obstáculo que possa surgir.
De salientar que as despesas com a alimentação e as despesas veterinárias são da responsabilidade do beneficiário do Cão de Assistência.

 

A ÂNIMAS educa Cães de Assistência:

Cães de Serviço que auxiliam pessoas com incapacidades motoras;

Cães de Serviço para crianças com perturbações do espectro do autismo;

Cães de Serviço de alerta para epilepsia;

Cães de Serviço para pessoas com stress pós traumático;

Cães de Serviço de alerta da diabetes.

Cães para surdos que indicam fontes sonoras a pessoas com incapacidades auditivas.

Impacto dos Cães de Assistência na vida dos beneficiários

Através dos inquéritos de satisfação é-nos possível aferir dos benefícios que o Cão de Assistência permitiu acrescentar à vida do utilizador. Uma maior inclusão na sociedade, uma maior facilidade em enfrentar alguns obstáculos, bem como sentirem-se mais felizes, são alguns dos pontos destacados pelos utilizadores.

Custos de um Cão de Assistência

Os custos são suportados por donativos e abrangem diversas rubricas, tais como:
a aquisição do cachorro, alimentação, despesas veterinárias, exames, seguros, educação/instrução e Acoplamento, podendo ultrapassar os 24 mil euros.

Sabia que pode tornar-se Padrinho de um Cão de Assistência?

Famílias de acolhimento

As famílias de acolhimento são fundamentais no processo de educação de um cão de assistência. É com elas que os cachorros vão passar o primeiro ano de vida, etapa decisiva para a sociabilização do futuro Cão de Assistência.

Partilhar...