"A Terapia Assistida por Animais, projeto Mestre Cão, implementada na Unidade de Ensino Estruturado de Cantanhede, pela Drª Sílvia Peça, ao longo deste ano letivo, mostrou-se muito eficiente e surtiu efeitos muito positivos nos dois alunos com Espetro do Autismo. Esta terapia permitiu promover capacidades e competências de forma mais eficaz e com efeitos mais duradouros. Os alunos apresentam agora maior adaptabilidade a novos ambientes e situações, estão mais seguros e autoconfiantes, são criança mais empáticas e sociáveis e mais capazes academicamente. Esta terapia, a par das competências sociais e pessoais permitiu desenvolver outras capacidades intelectuais, que gradualmente se repercutiram nas aprendizagens (….). Desta forma, será de todo vantajoso dar continuidade à mesma por forma a consolidar todas as aquisições atingidas e promover outras ainda em aquisição."
Ângela Costa/Rui Pratas -Professores do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva de Cantanhede, Escola Básica Cantanhede Sul
"O curso de IAA permitiu-me aprofundar e adquirir novos conhecimentos sobre esta área de intervenção. O facto do animal ser parte integrante em todo o processo de formação, torna este curso ainda mais brilhante. Sem dúvida que o recomendo a todos que queiram entrar no mundo das IAA".
Catarina Tudela - Formanda do Curso de Intervenções Assistidas por Animais 2019
"O curso dinamizado pela ÂNIMAS proporciona um grande volume de aprendizagens ao nível teórico e ao nível prático. Ao nível teórico, são abordadas as intervenções com populações de diferentes faixas etárias e com diversas problemáticas. Ao nível prático, é abordado o comportamento canino, diferentes modos de treino e o nível de obediência e as habilidades que os cães devem apresentar. Todos os professores e instrutores demonstraram estar 100% disponíveis para o acompanhamento regular dos formandos. Este curso permitiu-me adquirir as bases para o trabalho na Terapia Assistida por Animais e a compreender melhor a minha cadela, o que melhorou substancialmente a nossa relação e o seu comportamento".
Maria Constança Brandão - Formanda do Curso de Intervenções Assistidas por Animais 2018/2019
"A Terapia Assistida por Animais implementada na Unidade de Ensino Estruturado de Cantanhede, pela Dra. Sílvia Peça, tem vindo a surtir efeitos muito positivos nos dois alunos com espectro de Autismo. Esta terapia tem permitido promover capacidades e competências de forma mais eficiente e com efeitos mais duradouros. Os alunos apresentam agora maior adaptabilidade a novos ambientes ou situações, estão mais seguros e autoconfiantes, são crianças mais empáticas e sociáveis e mais capazes academicamente. Esta terapia, a par das competências sociais e pessoais, permitiu desenvolver outras capacidades intelectuais que, gradualmente, se repercutiram nas aprendizagens de conteúdos e competências escolares. Era de todo vantajoso dar continuidade a esta terapia por forma a consolidar todas as aquisições atingidas e promover outras ainda em aquisição."
Patrícia Costa - Prof. Educação Especial Agrupamento de Escolas de Cantanhede
“Os idosos mostraram-se bastante à vontade na primeira interação com os cães. No final da sessão, todos manifestaram vontade de repetir as sessões. É uma mais valia para relembrar emoções, atividades que fizeram, animais que tiveram. É muito importante para a manutenção das capacidades cognitivas.”
Susana Pereira - Psicóloga do Lar Mãe de Jesus
"Cóbi e eu... Já passou mais de um ano...Tempo para dizer que já não sei estar sem ele... Sem aquele olhar que me acalma. Não deixa de ser cão, tem direito a tudo e mais um par de botas... Dia a dia, também é cão de assistência, tarefa que desempenha muito bem. A sua ajuda já é natural, muitas vezes nem preciso de pedir... Algumas coisas deixaram de estar espalhadas pelo chão por eu não conseguir apanhar, as molas apanhadas e sempre a meu lado... Obrigada"
Carla Piúça - utente de Cão de Assistência
"2020...foi difícil? Foi! Mas tivemos uma experiência tão gratificante. Viver 3 meses, em família, com um filho autista e o Balzac. O que à partida seria um período terrível para o desenvolvimento do Gustavo, foi uma oportunidade maravilhosa de trabalhar atividades, experiências, desafios e competências. A evolução e desenvolvimento do Gustavo foram fantásticos, e a interação com o Balzac estreitada. Aprendeu a dar-lhe ração, na quantidade certa, a escová-lo e a ir com ele ao veterinário. Já brinca com ele sozinho, com a bola ou com o osso, sem ser necessária a nossa intervenção. À noite, a rotina é deliciosa: depois de dizer ‘até amanhã’ ao seu amigo de sempre - Mickey - vão os dois a correr para a cama. Quem chega primeiro? O Gustavo! O Balzac dá-lhe esse privilégio para ter direito a risos e beijinhos."
Sónia Oliveira - Mãe de utente de Cão de Assistência
"Este curso permitiu-me aprofundar o que já tinha aprendido e adquirir muito mais conhecimento sobre esta área de intervenção. É uma mais-valia o facto de existirem profissionais de diferentes áreas a lecionar a componente teórica pois ficamos com um leque muito abrangente de informação sobre o que se pode fazer nas terapias assistidas por animais. Também a forte componente prática e o facto de o animal estar sempre presente em todas as aulas faz a diferença neste curso permitindo-nos aprender a conhecer o nosso cão, a comunicar com ele da melhor forma e a tirar o melhor partido dele. Considero também que existe uma enorme preocupação com o bem-estar animal, transmitida aos formandos desde o primeiro dia do curso, o que acredito que irá contribuir para formar duplas de sucesso, com cães felizes".
Sara Batista - Formanda do Curso de Intervenções Assistidas por Animais 2018/2019
"Foi amor à primeira vista! Enquanto almoçávamos, os pés descalços do meu filho começaram a percorrer o pêlo do Benji que estava debaixo da mesa. Tiro uma fotografia, que intitulo “O início de uma grande amizade!...”, e guardo com carinho. Desde o primeiro dia que o Benji dorme com o meu filho e notámos melhorias quase imediatas no sono. O meu fiho gosta cada vez mais das viagens de carro partilhadas com o seu novo amigo, o que é visível na troca de carícias. Tem especial predileção pelas suas orelhas macias. No colégio fazem um enorme sucesso. Assim que nos veem aproximar os meninos dizem “Vem aí o I, vem aí o cão do I, o Benji!”. Pela primeira vez o meu filho é visto transversalmente de modo muito positivo e associado a algo maravilhoso, o seu amigo Benji. (...) À medida que o tempo passa, o meu filho e o Benji ficam cada vez mais próximos. Penso que pela primeira vez o meu filho tem um Amigo, e principalmente um Amigo que está sempre presente e não julga. (...) Do fundo do coração, o nosso bem –haja à ÂNIMAS!"
Marisa - Mãe de utente de Cão de Assistência