ÂNIMAS na Cardiologia pediátrica do hospital santa marta

ÂNIMAS na Cardiologia pediátrica do hospital santa marta

Eram 14h00 de terça-feira quando as crianças internadas na Cardiologia Pediátrica da ULS São José-Hospital Santa Marta receberam uma visita especial: Narobi, uma cadela labrador, que passará a ser uma presença assídua na unidade, no âmbito de uma parceria com a associação Ânimas.

Acompanhada por Inês Chambel, psicóloga clínica na Ânimas, Narobi circulou pelos quartos da Cardiologia Pediátrica, onde foi recebida com sorrisos e mimos por crianças internadas, pais e profissionais de saúde.
Aos pais, Inês Chambel explicou que existem vários estudos que indicam que as crianças ficam mais relaxadas na presença destes animais, chegando ao cérebro “mensagens positivas” que ajudam na sua recuperação.

“Temos esta enorme alegria de ter aqui a associação Ânimas. […] Tem sido uma felicidade. É transformador ver como eles reagem à presença dos cães, que são cães treinados e preparados para fazer companhia a crianças doentes”, diz José Diogo Ferreira Martins, diretor da Cardiologia Pediátrica da ULS São José-Hospital Santa Marta.

“Já estou no serviço há mais de 20 anos e vejo-o sempre a evoluir. Estas visitas dos animais acompanham a qualidade clínica que já existe – somos centro de referência – e a qualidade do atendimento e nas relações. É fantástico termos a visita de cães num serviço destes”, sublinha Mário Duque, enfermeiro-chefe da Cardiologia Pediátrica.

Para Inês Espírito Santo, assistente social adstrita à unidade, “[esta ação] era uma necessidade para minimizar o impacto que o internamento tem numa criança, porque não é normal estar internada. Penso que vai promover muito bem-estar”.

Uma vez por semana, o serviço do Hospital Santa Marta recebe a visita de uma dupla da Ânimas, constituída por um profissional e um cão, ambos com formação específica para o tipo de atividade em causa.

ULS São José – Inovar no Cuidar

hashtag#ulssaojosehashtag#inovarnocuidarhashtag#ânimas

Partilhar...
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.