A ÂNIMAS surgiu na sequência do interesse pelos benefícios relativos à utilização de animais em situações tanto clínicas como de ajuda social.
Por estarmos convictos de que esta causa seria de extrema utilidade, avançámos em 2002 para a criação da ÂNIMAS.
Em 2004 obtivemos o estatuto de IPSS / Instituição com Utilidade Pública. Desde 2011 somos membros definitivos Assistance Dogs Europe – ADEu, bem como da ADI (Assistance Dogs International). Até agora somos a única Associação Portuguesa neste âmbito a integrar estas organizações.
Em 2018 a Animal Assisted Interventions – International (AAI-int) acreditou-nos como entidade formadora de Duplas em Intervenções Assistidas por Animais.
A ÂNIMAS é constituída por uma equipa multidisciplinar que trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com diversidade funcional um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e autoestima.
Adequar o cão e a sua educação às necessidades do beneficiário.
Realizar programas de Intervenções Assistidas por Animais que se adequem às necessidades físicas, cognitivas, comportamentais e/ou socioemocionais dos beneficiários.
Salvaguardar o bem-estar dos animais durante o seu ciclo de vida.
Criar condições para que, durante o período de desenvolvimento, nas diversas fases de educação, assim como depois de serem cedidos aos beneficiários, os cães sejam tratados com todos os cuidados de que necessitam, obedecendo aos princípios de bem-estar animal e às regras de ética para o uso de animais de trabalho.
à integração social e profissional de pessoas com diversidade funcional com a ajuda de Cães de Assistência.
e o envolvimento, através de iniciativas destinadas a públicos com necessidades especiais como, por exemplo, pessoas com Alzheimer e crianças com perturbações do espetro do autismo.
para a importância dos Cães de Assistência.
e a satisfação das pessoas com diversidade funcional que utilizam Cães de Assistência no dia a dia.
das associações ligadas à pessoa com diversidade funcional para a atribuição de Cães de Assistência.
e formação de públicos de diferentes origens e idades sobre o bem-estar animal, sobre os cães adultos, e outros temas fundamentais para a sociedade e o seu futuro.
de reabilitação através de Intervenções Assistidas por Animais.
específica de técnicos de saúde e de educação, no sentido de desenvolverem competências na área das Intervenções Assistidas por Animais.
que resulte em publicações e dissertações, de diferentes níveis académicos.
desenvolver e realizar programas inovadores com o objetivo de sensibilizar os diferentes públicos para o bem-estar animal e o ambiente.
através de diversos meios, os serviços e valências da associação.
operacional, através de uma utilização eficiente dos recursos, otimizando custos nos diferentes serviços da Associação.