18 Out Cão de Suporte Emocional – O que é?
Um cão de suporte emocional é um cão de companhia.
Nós somos totalmente favoráveis a que todas as famílias tenham um cão.
Um cão é um catalisador de Bem Estar em toda a família.
Quem tem um cão sabe o bem que lhe faz sentir o seu calor quando estão encostados. O bem que sabe fazer festinhas, mesmo que estejamos atentos a outra coisa qualquer, o cão surge, encosta-se a nós, e a nossa mão lá está a fazer festinhas no Bóbi.
Tempos atrás, as companhias aéreas americanas, numa lógica de facilitar a vida a pessoas portadoras do síndrome do autismo entre outras diversidades do mesmo género permitiram que para além dos Cães de Assistência, as pessoas fossem acompanhas, na cabine, por animais de suporte emocional.
Rapidamente a designação passou para o Brasil e tão ou mais rapidamente as pessoas começaram a abusar. Gatos, pássaros, furões, cobras, cabras, burros, jacarés… de tudo um pouco.
Perante tal exagero, em Janeiro de 2021, as companhias aéreas, em uníssono, terminaram com essa exceção.
Em Portugal, para termos direito a utilizar um Cão de Assistência temos que ter um Atestado Multiusos de Incapacidade. E o Cão terá que ter sido educado por uma entidade que esteja acreditada pela Assistance Dogs International ou pela Federação Internacional de Cães Guia.
Por muito bem que o nosso cão nos faça; por muito que achemos que o nosso cão é o melhor do mundo, na realidade ele é um Cão de Companhia. Ajuda-nos muito emocionalmente, sem dúvida, mas é um Cãopanheiro!