Alimentação – informação adicional

Alimentação – informação adicional

A ÂNIMAS requer que os animais que participam de intervenções assistidas por animais e os Cães de Assistência se abstenham de comer uma dieta de alimentos crus.

Devido à crescente evidência contra dietas à base de carne crua, é da responsabilidade de todos proteger os nossos beneficiários e os cães que trabalham connosco, desde a transmissão de zoonoses, incluindo Salmonella, Listeria, Escherichia coli, Campylobacter, Enterobacteriaceae, Clostridia e Botulismo. A exposição pode causar infeção ou morte grave, e até mesmo ter implicações legais. As grávidas, as crianças com menos de 5 anos, os adultos mais velhos e os indivíduos imunodeprimidos correm o maior risco de contrair zoonoses de bactérias patogénicas encontradas em dietas cruas. É importante que os membros compreendam os riscos envolvidos na alimentação dos animais com uma dieta alimentar crua.

Segue-se uma lista de alimentos considerados crus:

  1. Proteína bruta de qualquer animal selvagem/domesticado que não tenha sido submetido a um processo de cozedura (por exemplo, calor seco ou húmido aplicado até que a proteína atinja os 78°C.
  2. Dietas comerciais ou caseiras de carne crua, sejam elas congeladas, congeladas, desidratadas ou com revestimento cru
  3. Guloseimas secas congeladas
  4. Ovos crus
  5. Pedaços de animais (por exemplo, pauzinhos de rufia, orelhas de porco, tendões, cascos, traqueias, pulmões, ossos, etc.) Nota: As bactérias podem sobreviver a alguns ciclos de calor/congelação, bem como a alta pressão, pelo que é necessária uma cozedura real. Se não tem a certeza se a comida é crua ou não, é melhor não usar.

Há um conjunto crescente de evidências que indicam que as dietas cruas são um risco para doenças infeciosas. Assim, o contacto humano com a saliva animal, fezes, etc. representa um grande risco para a saúde quando o animal consome uma dieta crua.

Para proteger o público contra a transmissão de zoonoses, a ÂNIMAS, tal como as principais entidades mundiais da área, indica aos seus membros que alimentem os seus animais com alimentos preparados comercialmente ou cozinhados em casa que sejam limpos, frescos e fornecem todos os nutrientes essenciais e pratiquem procedimentos de higiene adequados após o manuseamento de alimentos e recompensas.

Partilhar...