Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais
  • ÂNIMAS Informa
  • Instrutores de Cães de Assistência
  • Duplas de Intervenções Assistidas por Animais

A ÂNIMAS surgiu na sequência do interesse pelos benefícios relativos à utilização de animais em situações tanto clínicas como de ajuda social. Atendendo ao facto de em Portugal ainda não existir, na altura, nenhuma estrutura deste género e convictos de que esta causa seria de extrema utilidade, avançámos em 2002 para a criação da ÂNIMAS.

Em 2004 requeremos o estatuto de IPSS e inscrevemo-nos como membros provisórios da ADEu (Assistance Dogs Europe). Desde 2011, fomos avaliados e tornamo-nos membros definitivos desta Associação, bem como da ADI (Assistance Dogs International). Até agora somos a única Associação Portuguesa neste âmbito a integrar estas organizações.

A ÂNIMAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa:

- Ceder de forma gratuita cães de serviço e cães para surdos

- Promover programas de Intervenções Assistidas por Animais

- Realizar ações de formação e trabalhos de investigação científica

 

A ÂNIMAS é constituída por uma equipa multidisciplinar que, em regime de voluntariado, trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com deficiência um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e de autoestima.

 

Os cães cedidos gratuitamente pela ÂNIMAS são entregues com coletes, apólice de seguro de responsabilidade civil, certificado de educação de cão credenciado pela Associação, boletim de vacinas e de análises ao sangue. De forma a poder aceder a todos os locais públicos, o utente deverá trazer consigo esta documentação sempre que se desloque acompanhado do seu cão (cf. Decreto-Lei nº 74/2007 de 27 de Março).

 

A ÂNIMAS tem como princípio salvaguardar o bem-estar dos animais durante o seu ciclo de vida. Deste modo, cria condições para que, durante o período de desenvolvimento, nas diversas fases de educação assim como depois de serem cedidos aos utentes, os cães sejam tratados com todos os cuidados de que necessitem, obedecendo aos princípios de bem-estar animal e às regras de ética para o uso de animais de trabalho.

Assembleia Geral

Presidente – Fernanda Martins

1ª Secretária – Isabel Marques

2ª Secretária – Mónica Roriz

                        

Direção/Conselho de Administração

Presidente – Liliana de Sousa

Vice-presidente – Sebastião Castro Lemos

Secretário – Abílio Leite

Tesoureira – Catarina Cascais

Vogal – Patrícia do Vale

           

Conselho Fiscal 

Presidente - Maria Emília Santos

1ª Vogal - Clara Cardoso

2ª Vogal - Ana Magalhães

             

 

# Ficheiro
1 ÂNIMAS Informa nº 1

A ÂNIMAS conta, na sua equipa, com vários elementos com formação específica para a Educação de Cães de Assistência.

Para além da formação obtida numa entidade certificada pela ADI - Assistance Dogs International, a ÂNIMAS realiza anualmente acções de formação teórica e prática para os seus elementos, de modo a estarem em constante actualização.

Considera-se Instrutor de Cão de Assistência a pessoa responsável pela educação de um Cão de Assistência e pela fase de acoplamento entre o Utilizador e o Cão.

Actualmente, temos quatro instrutores a educarem cães. São eles:

Sebastião Castro Lemos - Coordenador

António Correia Neves (mais conhecido por Xico)

Abílio Leite

Carlos Costa

 

Nos órgãos sociais, há mais pessoas com formação para educação de cães de assistência, mas que de momento não estão a trabalhar nessa área, sendo:

Liliana de Sousa - Presidente da ÂNIMAS

Patrícia do Vale

Mónica Valinho

Não existe conteúdo para apresentar...
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais