Intervenções Assistidas por Animais

A ÂNIMAS realiza programas de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) que envolvem a participação de Duplas certificadas, constituídas por Cão e Humano.

 

Existem três tipos de IAA:

Terapia Assistida por Animais – uma intervenção com objetivos específicos, realizada por profissionais de saúde, em que o cão é considerado parte integrante do processo terapêutico.

Educação Assistida por Animais – realizada por Educadores/Professores, em o cão proporciona um ambiente motivador para novas aprendizagens e para o desenvolvimento de competências cognitivas.

Atividades Assistidas por Animais – mais concretamente ações lúdicas, realizadas em contexto institucional, com o objetivo de alcançar benefícios a nível emocional, educacional e recreativo.

Fique a conhecer alguns dos nossos projetos nas diversas áreas.

Benefícios das Intervenções Assistidas por Animais

Diminuem a perceção de dor

Vários estudos apontam para o impacto positivo das intervenções assistidas por animais na diminuição da percepção da dor, tanto na dor pós-cirúrgica, como na dor crónica.
Os cães de terapia têm mostrado também diminuir a perceção de dor e ansiedade em casos de cuidados paliativos.

Diminuem os níveis de ansiedade e stress

As intervenções assistidas por animais têm-se mostrado eficazes na redução dos sintomas de ansiedade e stress associados a patologias do foro mental, como depressão e perturbação de stress pós-traumático, entre outras.

Menos receio e preocupação nos internamentos

Estudos com crianças e jovens internados em hospitais revelam que as visitas de um cão de terapia resultavam em menos preocupação e medo com a condição de saúde.

Auxiliam os profissionais de saúde na  intervenção em situações de trauma

A investigação sugere que a terapia assistida por animais tem bons resultados, como terapia complementar, em quadros clínicos de depressão, ansiedade e perturbação de stress pós-traumático.

Melhoram os sentimentos de solidão

Aumentam a perceção do apoio social e melhoram a sensação de solidão, por exemplo em idosos que vivem em lares.

Aliviam sintomas de depressão

Especiamente em condições crónicas, as intervenções assistidas por animais mostram ter bons resultados na diminuição de sintomas.

Facilitam a aprendizagem da leitura

Promovem melhorias ao nível da dinâmica da leitura, nomeadamente na velocidade de leitura, precisão, fluência e compreensão.

São fonte de motivação, estímulo e foco na aprendizagem

As emoções positivas despertadas pela presença de um cão de intervenções facilitam o envolvimento e entusiasmo na aprendizagem.

Promovem perceções positivas relacionadas à saúde

Os idosos residentes em lares mostram-se mais confiantes no seu estado de saúde, menos ansiosos e com menos sintomas depressivos ao usufruirem de programas de intervenções asssistidas por animais.

Anualmente, realizamos um
Curso de Intervenções Assistidas por Animais,
com o objetivo de preparar Duplas capazes de desenvolver
Intervenções Assistidas por Animais em todo o País.

Partilhar...